8 Alimentos Ricos em Nutrientes – Veja Quais São

Compartilhe!

O maior problema com o seu corpo e a sua saúde é que a maior parte do alimento disponível é pobre em nutrientes e muito rica em energia. O que quer dizer isso? Você está se alimento corretamente com alimentos ricos em nutrientes?

Prefere pizza ou uma moqueca? Prefere um bife de fígado ou um prato de macarrão? Como uma maçã ou uma salada de algas? Se não responder corretamente a essas perguntas, você está colocando em perigo a sua saúde por não consumir nutrientes suficientes.

Quando falamos de nutrientes nos referimos aqueles compostos que são essenciais para a vida. Os dividimos em macronutrientes e os micronutrientes.

alimentos ricos em nutrientes

alimentos ricos em nutrientes

O que são Macronutrientes?

Os macronutrientes são as gorduras, proteínas e hidratos de carbono. As proteínas são necessárias, pois contêm os chamados aminoácidos essenciais, moléculas que seu corpo não pode fabricar, e precisa para construir tecidos. O mesmo ocorre com os ácidos graxos essenciais. Sem tiros muito poucas proteínas ou muito poucas gorduras, seu corpo simplesmente deixará de funcionar.

O que são micronutrientes?

Os micronutrientes são as vitaminas e minerais necessários para todas as reações químicas em seu corpo. Por exemplo, sem vitamina C, seu corpo não pode formar colágeno, e a tua pele e o resto de seus tecidos começam a se decompor e sua pele ficar ressecada. Sem suficiente zinco, o corpo não pode fabricar a testosterona. O cérebro não funciona bem, podendo terminar em uma depressão (sim uma depressão 🙁 ).

Em contrapartida, se saem muito poucos hidratos… não acontece nada. Sempre e quando tomas suficientes proteínas, gordura e micronutrientes, tomar poucos hidratos de carbono não é um problema. São apenas combustível, e disso, as gorduras são muito melhores.

A nossa comida tem excesso de carboidratos e muito poucos nutrientes essenciais, como foi vamos mostrar aqui nesse artigo. Muito recheio e pouca substância podemos dizer assim, as consequências são terríveis: obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

A dieta preferida dos nutricionistas não sustenta

Todos os anos a publicação US News mostra a classificação das melhores dietas. A vencedora deste ano foi a dieta DASH, recomendada para combater a hipertensão. É uma dieta que recomenda comer muita verdura, pouca açúcar (até aqui tudo bem), muita fruta, muitos cereais integrais, pouca carne e peixe e muito pouca gordura.

O problema é que essa dieta não contém nutrientes suficientes. Neste estudo da universidade da Flórida, mediram as quantidades de 27 micronutrientes essenciais (vitaminas e minerais) de quatro dietas. Todas ficavam curtas. Para obter a quantidade certa de nutrientes com a dieta DASH teria que comer 33.500 Calorias por dia.

Alimentos Ricos em Nutrientes

Se quiser uma dieta rica em nutrientes essenciais que você tem que comer alimentos com uma elevada densidade de nutrientes e comer menos alimentos ricos em carboidratos. Segue alguns alimentos ricos em nutrientes que são recomendados para nossa saúde:

Ovos

ovos alimentos ricos em nutrientes

Os ovos são os alimentos mais saudáveis e nutritivos que existem, em especial a gema. Come sempre os ovos com gema. Além de proteínas e gorduras essenciais, os ovos contêm colina, essencial para o cérebro, e antioxidantes como a luteína e zeaxantina. Recomendo ovos de galinha caipira, são mais saborosos 🙂

Salmão, sardinha, cavala e outros peixes gordos

alimentos ricos em nutrientes

Alimentos Ricos em Nutrientes o Salmão também faz parte dessa lista, com uma alta concentração de ácidos gordos e essenciais como o Omega 3, ricos em proteínas e grandes quantidades de magnésio, selénio, potássio e vitaminas B.

Espinafre, brócolis e Outras Verduras

espinafre alimentos ricos em nutrientes

Exceto o Alface, vegetais de cor verde-escuro são extremamente ricos em nutrientes. Altas em vitamina C, A, K1, B6 e potássio, magnésio, cobre e manganês.

Algas Marinhas

alga marinha alimentos ricos em nutrientes

Os legumes do mar são muito mais ricas em nutrientes que da terra. As algas contêm grandes quantidades de cálcio, ferro, magnésio, manganês e sobre todo o iodo, essencial para a tireóide. Também são ricas em carotenóides e outros antioxidantes.

Alho

alhos alimentos ricos em nutrientes

É o segredo do sabor de muitos pratos, mas, além disso, contém vitamina C, B1, B6, cálcio, potássio, cobre, manganês e selênio. Um componente do alho chamado alicina ajuda a baixar a pressão arterial e reduzir os níveis de mau colesterol LDL, elevando os de HDL, então nunca economize no alho.

Moluscos e frutos do mar

frutos do mar alimentos ricos em nutrientes

Mariscos, mexilhões, ostras, camarões, caranguejos, a lista é interminável e deliciosa. Uma bomba de nutrientes vitaminas a, C, B, D, potássio, selênio, ferro e muita proteína. Se não encontrar frescos, não hesite em consumir os enlatados.

Fígado, Rins e outros miúdos

figado bovino alimentos ricos em nutrientes

De acordo com os vestígios arqueológicos nossos antepassados comiam as vísceras dos animais que caçavam e deixavam os cortes de carne magra para os cães. Além das proteínas, as vísceras estão repletas de vitaminas, B, A, ferro, cobre, fósforo, zinco e selênio.

Cacau

cacau alimentos ricos em nutrientes

O cacau contém grandes quantidades de fibras, ferro, magnésio, cobre, manganês e gorduras saudáveis. Mas o mais importante são os antioxidantes, mais que qualquer fruta. Você só terá benefícios consumindo cacau escuro com mais de 70% de pureza. O resto são apenas guloseimas.

Espero que tenha gostado da lista dos 8 alimentos ricos em nutrientes e espero que dê um pouco de atenção a esses alimentos muitos importantes para nossa saúde e que vai te ajudar a também manter seu corpo em forma.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
8 Alimentos Ricos em Nutrientes - Veja Quais São
Author Rating
51star1star1star1star1star
Compartilhe!

Add Comment

barra g1
¤