(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Óleo de coco: conheça todos os benefícios

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Óleo de coco, muito conhecido e utilizado no Brasil, o óleo de coco ganhou espaço nas prateleiras dos mercados, casas, salões de beleza, cozinhas.

Seja em forma de cápsulas, em potes, em produtos de beleza e de pele, essa maravilha veio com tudo e ganhou a confiança de quem o utiliza por ser natural, acessível, muito versátil e repleto de benéficos para o corpo, interno e externamente.

Fácil de encontrar, esse óleo extraído da fruta é encontrado na sua forma liquida em temperatura ambiente, podendo obter uma textura pastosa e esbranquiçada quando se encontra em temperaturas mais baixas.

Óleo de Coco natural

O óleo de coco é 100% natural. Extraído do coco, esse óleo não tem contra indicação nem efeitos colaterais do seu uso.

Versátil, ele vai desde o salão de beleza até a cozinha com funções específicas de cada área e ao mesmo tempo trazendo benefícios a todos aqueles que fazem uso do óleo.

O custo benefício desse produto é enorme quando visto o numero alto de coisas que podem ser realizadas com ele.

Há no mercado a venda diversos tamanhos, marcas e preços, não sendo difícil de encontrar por aí.

Existe no mercado o Virgem, extra virgem e refinado. Todos vem coco mas de partes diferentes.

Óleo de coco virgem: vem da poupa, a parte branca do coco, a “carne do coco”.

Leia também:  ALIMENTOS QUE FORTALECEM AS UNHAS

Já o extra virgem tem origem da poupa sem a película que encobre a “carne”.

Já o refinado é extraído da poupa que seca, que por ter ficado exposto para secar, precisou passar por um processo de refinamento.

Quando for adquirir seu óleo de coco, dê preferência ao extra virgem, pois ele é mais indicado à saúde, estética e culinária com características mais domésticas. Já os outros são indicados mais para a industrias.

Óleo de coco

Óleo de Coco e seus benefícios

Esse óleo traz uma série de benfeitorias para saúde em geral, mas se consolidou principalmente por ajudar no emagrecimento e diminuição de gordura corporal. Além disso, outros benefícios são:

Melhora o sistema imunológico

Por conter dois tipos de ácido, o láurico e o cáprico, ambos ácidos que em estudos demonstraram ação contra bactérias e fungos, e também atua no intestino, eliminando bactérias ruins e que atrapalham o funcionamento do local.

Ajuda controlar o colesterol

Devido ao ácido láurico presente na sua composição, ele ajuda a aumentar as taxas de colesterol, tanto o bom, HDL, como o ruim, LDL, por isso, o consumo do óleo de coco também demanda uma alimentação mais saudável,

Saciedade

Estudos em universidades americanas apontaram que uma das qualidades do óleo de coco era que ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Devido à aos ácidos presentes na sua composição, eles ativam alguns hormônios do intestino e isso faz com que na próxima refeição após ter tomado o óleo de coco, você não sentirá tanta fome como se não tivesse tomado.

Ajuda na prisão de ventre

Por ser uma gordura boa, contribui para uma boa digestão, a ação do ácido láurico eliminando as bactérias ruins que contribuem para um transito intestinal mais saudável e não deixa a formação de gases intestinais

Leia também:  5 Cremes caseiros para a celulite

Função hidratante

Muito usado em produtos de beleza, o óleo em sua forma liquida funciona como um potente hidratante de pele e cabelo. Pode ser passado nos pés, cutículas e corpo antes de dormir, no outro dia é possível ver seu efeito hidratante que dá mais vida e brilho para a pele.

Problemas de pelo

Por ser um hidratante potente, ele ajuda a melhorar aspectos de doenças de pele como dermatite, psoríase entre outras.

Reduz a gordura da barriga

A famosa gordura visceral, que preocupa muita pessoas, óleo de coco ajuda a combater essa gordura que está relacionada a diabetes e doenças cardíacas, claro, com seu consumo aliado a uma dieta balanceada.

Função demaquilante

É um excelente demaquilante, retira com facilidade maquiagens pesadas e a prova d’gua sem irritar a pele, ao mesmo tempo que hidrata a hidrata.

Atua como calmante da pele

Caso você tenha sofrido uma insolação ou picada de pernilongo ou insetos, o óleo de coco tem efeito calmante e ante- inflamatório, essencial para tratar casos como esse, por isso, tenha sempre a mão, pois além de hidratar ele vai ajudar a sarar mais rápido a insolação e/ou picadas de insetos.

Benefícios para o cabelo

Por ser um óleo super hidratante, tanto para pele, cutículas como para o cabelo, os benefícios do óleo para os fios são diversos:

  • Hidrata os fios
  • Da volume
  • Da mais brilho
  • Ajuda a crescer com volume
  • Ajuda os fios a crescer fortes
  • Reduz as caspas
  • Reduz o frizz do cabelo
  • Reduz as pontas duplas
  • Recupera os fios danificados
  • Protege os fios dos raios solares

Óleo de coco para cozinhar

O óleo de coco tem várias funções e uma delas é na cozinha. Pode ser usado em diversos pratos e receitas. Muito simples e versátil, o óleo quase não altera o sabor da comida e é muito mais saudável e melhor que o óleo de soja, por exemplo.

Leia também:  BENEFÍCIOS DE SUBIR ESCADAS: EXERCÍCIOS PRÁTICOS

Ele é um ótimo ingrediente na cozinha, pois consegue aguentar altas temperaturas sem perder suas propriedades e por isso mesmo depois de ter sido cozinhado com o alimento, ainda nos faz bem. Além disso, o óleo ainda:

  • Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue
  • Acelera o metabolismo
  • Ajuda a ter uma digestão mais tranquila
  • Previne doenças do coração
  • Da energia para o corpo

E na cozinha você pode utilizá-lo para:

  • Refogar legumes e alimentos em geral
  • Grelhar legumes e carnes
  • Temperar as saladas e legumes crus
  • Usar para dar um sabor a mais no café
  • Preparar receitas como bolos, panquecas, granola, pães, doces

Ou seja, tudo que vai óleo soja, margarina ou manteiga pode ser substituído por óleo de coco, pois é muito mais saudável e não altera o sabor dos alimentos preparados. Ele é considerado até mesmo mais saudável que o azeite de oliva.

Vale a pena dar uma pesquisada sobre as receitas que podem ser feitas com a substituição de óleo comum pelo óleo da fruta.

Mas cuidado para não exagerar!

O consumo exagerado desse óleo deixa de ser positivo, causando mal estar, diarreias, aumento de insulina e até ganho de peso, por isso, consuma com atenção e sem exageros.

Foto de Paty

Paty

Oie, meu nome é Patrícia, mas pode me chamar de Paty :) quero através desse blog, compartilhar informações sobre Saúde, Alimentação, Beleza e algumas receitinhas que adorooo. Espero que vocês gostem! <3

Patrocinado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.

{ "vars" : { "gtag_id": "G-GHFYB49NB0", "config" : { "G-GHFYB49NB0": { "groups": "default" } } } }