Benefícios das vitaminas do complexo B

Compartilhe!

O complexo B compreende 8 vitaminas solúveis em água,vitaminas do grupo B, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. E os benefícios do complexo B são muitos já que todas as vitaminas são importantes para manter o nosso corpo saudável e ajuda para o seu bom funcionamento. Alguns desses micronutrientes essenciais ajudam a converter os alimentos em combustível e outros tantos para a pele e cabelo saudável, enquanto que outros impedem a perda de memória e a enxaqueca, entre outros.


benefícios do complexo b


Para uma óptima saúde e obter os benefícios do complexo B, deve-se consumir vitaminas das fontes de alimento ou suplementos em concentração moderada. Estes nutrientes têm uma toxicidade mínima em doses excessivas pode excretar na urina. Aqui, mostramos-lhe a razão por que é tão importante para cada vitamina do complexo B e como você pode escolher os alimentos certos para obtê-lo em sua dieta.


B1 (tiamina)


Vitamina B1 ajuda do nosso corpo para fazer novas células e a produção de energia. A deficiência desta vitamina afeta o nosso sistema imunológico e o metabolismo e pode causar cansaço, irritabilidade e fraqueza. As fontes alimentares de vitamina B1 incluem grãos integrais, espinafre, couve, amendoim, feijão, melado e germe de trigo.


B2 (riboflavina)


Vitamina B2, é uma vitamina antioxidante, ajuda na produção de energia, e a combater os radicais livres e, desta forma, prevenir o envelhecimento prematuro, assim como os ataques de enxaqueca. A Vitamina B2 é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que contribui para a transformação das gorduras e aminoácidos. Esta vitamina também é necessária para a produção de glóbulos vermelhos que é de vital importância para o transporte de oxigênio para o corpo e a decomposição dos hidratos de carbono, além de ajudar na produção de energia. É importante na manutenção do sistema nervoso, pele e cabelo, para que este saudável e em condições ideais. Este membro da família do complexo B, está presente em todos os tecidos vivos. A riboflavina pode obter de ovos, amêndoas, leite, iogurte, couves-de-Bruxelas, soja, espinafre etc..


B3 (niacina)


Vitamina B3, também conhecida como niacina, tem muitos benefícios de saúde importantes. Esta vitamina é prescrito às vezes para baixar o nível do colesterol e aumentar o bom colesterol. A vitamina B3, reduz o risco de doença cardíaca, doença de Alzheimer, osteoartrite, diabetes e Catarata. Os estudos demonstram os benefícios da vitamina B3, já que ajuda na produção de energia e é necessário para o bom funcionamento do sistema nervoso e digestivo. Os alimentos ricos em vitamina B3 são carnes vermelhas, fermento, leite, vegetais verdes, feijão, ovos, etc..


B5 (ácido pantoténico)


Vitamina B5, conhecida como ácido pantoténico está em as vísceras, farelo de trigo, leite, ovos, arroz, grãos integrais e brócolis, etc A vitamina B5 ajuda no metabolismo e a síntese de carboidratos, proteínas e gorduras. Essa vitamina contribui para a produção de hormônios e também promove a pele saudável. Por esta razão, esta vitamina é amplamente utilizada no tratamento de beleza. Também ajuda com o balanço do nível de sódio e potássio em nosso corpo. Esta vitamina é receitado muitas vezes para pacientes que sofrem de infecções ou alergias. Você pode obter esta vitamina no abacate, ovos, iogurte, legumes e carne.


B6 (piridoxina)


A vitamina B6 ajuda a manter o funcionamento do cérebro saudável. Esta vitamina desempenha um papel crucial na síntese de anticorpos, que são essenciais para combater as doenças. A vitamina B6 também é necessário para a função normal do nervo. Desempenha um papel fundamental no estado de humor e o sono, porque ajuda o nosso corpo a produzir serotonina, a vitamina B6 também ajuda na formação de glóbulos vermelhos. Além disso, ajuda a digestão das proteínas. Fontes de alimentos que você pode obter esta vitamina são o salmão, atum, peru, frango, lentilhas. queijo, arroz integral, sementes de girassol e cenoura.


B7 (biotina)


Vitamina B7 ajuda a manter a saúde do cabelo, unhas e pele. Além disso, a biotina ajuda a manter a atividade metabólica, perda de peso, manter o nível de açúcar no sangue saudável, bem como ajuda no tratamento de problemas do coração. Esta vitamina é essencial durante a gravidez, para o crescimento do bebê. Além da vitamina B7 ajuda no tratamento de muitos outros problemas de saúde como a doença de Parkinson candidíase vaginal e neuropatia periférica. Fontes alimentares desta vitamina são o fermento, cevada, fígado, carne de porco, frango, peixe, couve-flor, batatas, gemas de ovos e frutos secos.


B9 (ácido fólico)


Outro nome desta vitamina é o ácido fólico. Esta vitamina é muito importante para as mulheres grávidas porque previne a malformação neurológica dos bebês e apoia o crescimento do bebê. Além da vitamina B9 , também ajuda a tratar depressão e problemas de memória. Alimentos que você pode obter com ácido fólico são leite, verduras escuras, verdes, vegetais de raiz, beterrabas, aspargos, salmão, feijão e trigo.


B12 (cobalamina)


A Vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água, mantém as células e os nervos de glóbulos vermelhos saudáveis. Ajuda o organismo a execução de vários processos do corpo liso. A deficiência desta vitamina mostra sintomas de fadiga, Além da vitamina B12 é necessária para combater a fadiga, reduzir o estresse e a depressão, a manutenção do sistema digestivo em boa saúde, melhorar o nível de colesterol e, assim, reduzir o risco de doenças do coração e também é essencial para a saúde do cabelo e da pele. Incorporar esses alimentos em sua dieta diária para que o seu corpo pode obter o suficiente desta vitamina. leite, fígado, carne, queijo e peixe, etc. são ricos em vitamina B12. Os vegetarianos estritos devem complementar sua dieta com vitamina B12.


Se você não receber suficientes vitaminas do complexo B em sua dieta, você pode desenvolver sintomas tais como fadiga, perda de apetite, anemia, dores musculares, dor abdominal, depressão, perda de cabelo e eczema. No entanto, se você tem quantidades suficientes, graças aos benefícios do complexo B, sua saúde melhorará significatiivamente. Consulte seu médico para saber se precisa de suplementos do complexo B.

Compartilhe!

Add Comment