DIETA HCG – CARDÁPIO, COMO FAZER E ONDE COMPRAR

Muitos brasileiros estão acima do peso e, com isso, as dietas restritivas ganham cada vez mais espaço. A dieta HCG é uma dessas que prometem emagrecimento rápido.

dieta HCG

O QUE É A DIETA HCG?

A dieta HCG existe há anos, sua base é um planejamento para a perda de peso através da ingestão de apenas 500 calorias por dia, aliado à uma injeção diária do hormônio de gonadotrofina coriônica humana (HCG).  Esse hormônio é usado em tratamentos de fertilidade e é encontrado na placenta das mulheres que estão gravidas.

Foi nos anos 50, que esse hormônio foi utilizado pela primeira vez para a perda de peso. Na teoria o HCG, deve proporcionar uma queima na gordura do corpo, trazer uma maior durabilidade na sensação de satisfação com pouca energia. Assim, o corpo tem que usar as reservas de gordura do corpo.

dieta HCG

HCG

O HCG é encontrado no corpo das mulheres grávidas. Ele ajuda a dar estabilidade para que o desenvolvimento do feto nos primeiros 6 meses fornecendo energia, mantendo a estrutura da placenta dentro do ovário e produzindo a progesterona. Sua concentração é maior no sangue e na urina durante a gravidez.

Ele utiliza apenas o estoque de gordura do corpo que está fora dos músculos, ou seja, a massa magra permanece. Porém não é comprovado cientificamente que o HCG tem o poder de levar o corpo a perder peso. Sendo assim, o que levaria ao emagrecimento rápido é o cardápio muito restrito que propõe um baixo consumo diário de calorias.

COMO A DIETA FUNCIONA?

Só é dever ser ingerida 500 calorias por dia, junto com uma injeção ou uma pílula do HCG. O hormônio age fazendo o organismo funcionar como se houvesse um feto dentro do corpo que precisa de energia extra que é retirada das gorduras localizadas. Enquanto isso, não se deve fazer exercícios físicos. Em um mês é possível perder até 15Kg.

Há duas versões da dieta uma para quem precisa perder 7Kg e outra para quem quer ou precisa perder mais de 7Kg.

Perda de 7Kg: o consumo de calorias é de 125 a 500 UI/dia de HCG durante 23 dias. Alimentos com bastante valor calórico durante os 2 primeiros dias com o uso do HCG. A partir do 3, continua o uso do HCG, mas com o consumo de apenas 500 calorias por 26 dias.

Depois desse processo é preciso fazer uma adaptação no estilo de se alimentar em 3 semanas.

Perda de mais de 7Kg: o HCG deve ser tomado por 40 dias, menos durante a menstruação, se for mulher. Alimentação muito calórica nos primeiros 2 dias. A partir do terceiro consumo de 500 calorias por dia e, isso, deve durar por 43 dias. Depois 3 semanas para voltar a se alimentar diariamente, ingerindo mais de 500 calorias com proteínas, gorduras saudáveis e poucos carboidratos.

A dieta HCG possui 4 etapas:

ETAPA 1 – PREPARANDO O CORPO

Essa etapa acontece nos 2 primeiros dias, em que o HCG começa a ser usado, se faz a primeira pesagem e se tira as primeiras medidas. É preciso fazer refeições altamente calóricas para enviar uma mensagem para o corpo de que ele já possui a quantidade de gordura necessária para fornecer energia.

ETAPA 2 – A GRANDE QUEDA DE CALORIAS

A etapa 2 começa com a baixa de calorias para 500 por dia com a continuidade do HCG, sendo que essa etapa deve durar no máximo 40 dias.

Todos os dias é preciso medir o peso logo pela manhã e consumir só os alimentos liberados. É importante tomar 2 litros de água no máximo para ajudar a limpar o organismo de elementos tóxicos que vem da perda de gordura e trazer a sensação de saciedade.

ETAPA 3 – ALIMENTAÇÃO SEM O HCG

A duração é de 3 dias e se concentra em eliminar do organismo o que resta do hormônio HCG do sangue. Se trata de uma “limpeza” no organismo após chegar ao peso desejado, continuando com a restrição alimentar de 500 calorias, preparando o corpo para absorver mais calorias.

ETAPA 4 – SE REEDUCANDO

São 3 semanas em que o organismo, que estava sofrendo com pouco estoque de energia, começa a receber aos poucos alimentos mais calóricos. O corpo começa a sentir grande necessidade de digerir carboidratos.

Nessa fase a vontade de comer alimentos que não são saudáveis é enorme. É preciso ter força de vontade, lutando por uma alimentação mais equilibrada. A quantidade de calorias deve ser aumenta aos poucos dando preferência as gorduras e proteínas.

Nessa fase doces, açúcar, massas, alimentos gordurosos ou que possuem amido. O ideal seria consumir de 1200 a 1500 calorias por dia para fazer o organismo voltar a funcionar de forma adequada, com um melhor ritmo metabólico.

Durante essas 3 semanas a pesagem deve continuar para manter o controle e observar se você está se alimentando da forma correta ou se está perdendo o controle. Esse momento é importante para fazer possíveis mudanças na alimentação que podem estar atrapalhando a manutenção de peso.

Leia Mais:

Dieta do leite – como fazer, cardápios e receitas

Dieta Paleolítica – o que é, como fazer e cardápio

Dieta dukan – o que é, cardápio e receitas

CARDÁPIOS DA DIETA HCG

dieta HCG

CARDÁPIO 1

Café da manhã: 1 ovo cozido, 1 xícara de chá sem açúcar

Lanche da manhã: 1 maçã pequena

Almoço: 100g de peito de frango grelhado em óleo de coco, 1 chuchu refogado

Lanche da tarde: 1 copo de suco de couve com limão

Jantar: 100g de peixe de água doce cozido em leite de coco, 1 pires de couve refogada.

CARDÁPIO 2

Café da manhã: 1torrada, 1 xicara café sem açúcar.

Lanche da manhã: 5 morangos

Almoço: 100g de carne vermelha grelhada, 1 prato raso de salada verde

Lanche da tarde: 1 laranja

Jantar: 100g de frutos do mar cozidos em leite de coco, 50g de chuchu refogado

CARDÁPIO 3

Café da manhã: 1 xícara de chá, 1 torrada

Lanche da manhã: 1 maçã

Almoço: 100g de camarão frito em óleo de coco, 1 tomate

Lanche da tarde: 5 morangos

Jantar: 100g de caranguejo cozido em leite de coco, ½ cebola refogada

CARDÁPIO 4

Café da manhã: 1 ovo cozido, 1 xicara de café sem açúcar

Lanche da manhã: ½ toranja

Almoço: 100g de lagosta cozida com leite de coco, 3 talos de aipo

Lanche da tarde: 1 laranja

Jantar: 100g de frango grelhado com óleo de coco, algumas folhas de beterraba

CARDÁPIO 5

Café da manhã: 1 xícara de café com uma colher de leite desnatado, 1 torrada

Lanche da manhã: 1 maçã

Almoço: 100g de frango grelhado, 100g de salada de alface com tomate

Lanche da tarde: 1 laranja

Jantar: 1 omelete de couve feita com 1 ovo inteiro e 3 claras em óleo de coco, 100g de salada de rabanete e alface, abobrinha refogada.

CARDÁPIO 6

Café da manhã: 1 xícara de café, 1 torrada

Lanche da manhã: 1 copo de suco de couve com limão

Almoço: 100g de peito de frango grelhado no óleo de coco, 100g de salada de tomate e alface

Lanche da tarde: 8 morangos

Jantar: 100g de carne vermelha cozida com água de coco, 100g de salada de repolho e tomate

CARDÁPIO 7

Café da manhã: 1 xícara de chá com uma colher de leite desnatado, 1 torrada

Lanche da manhã: 1 laranja

Almoço: 100g de camarões fritos com óleo de coco

Lanche da tarde: 1 copo de suco de couve com limões

Jantar: 100g de frango com 100g de couve refogados no óleo de coco, salada de alface e tomate.

Obs.:Pode tomar 1 colher de sopa de leitedesnatado por dia (sem açúcar).

Café e chá liberados (sem açúcar).

Mínimo de 2l de água por dia.

Cozinhar somente com óleo de coco.

DIETA HCG ALIMENTOS PERMITIDOS

Etapa 1:É preciso consumir alimentos com muitas calorias e com muita gordura.

Ex: queijos amarelos, carne vermelha, salmão, óleo de coco, amendoim, azeite, abacate.

Etapa 2 e 3: Só são permitidos vegetais, frutas, proteínas e gordura, somando um total de 500 calorias por dia.

Ex: escarola, couve, espinafre, pepino, acelga, aipo, rabanete, brócolis, repolho, pimentão, palmito, tomate, rúcula, agrião, chuchu, almeirão e outras folhas verdes; carne bovina magra, peixes pouco gordurosos, peito de frango sem pele, ovos, camarão, lula e polvo; maçã, morango, laranja, amora e framboesa; torradas; água com limão em jejum, chá ou café sem açúcar e muita água;

Etapa 4: É permitido comer alimentos da etapa 3 e mais alguns alimentos saudáveis.

Ex: Frutas com pouco açúcar como cereja, pera, goiaba, mamão, pêssego.

Legumes com pouco amido como abóbora, ervilha, couve-flor, abobrinha, berinjela.

Queijos, iogurte sem açúcar, leite desnatado, manteiga, nozes, azeite, grãos de soja, maionese, manteiga de amendoim sem açúcar;

Obs.:Açúcar e carboidratos estão de fora nessa etapa de adequação alimentar.

ALIMENTAÇÃO

alimentação dieta hcg

Estão proibidas qualquer tipo de sobremesas, assim, como pães, queijos, qualquer tipo de refrigerante, nada legumes, alimentos embutidos, sal (por causa da retenção de liquido) e cereais.

Procure seguir os cardápios sugeridos na dieta, pois esses alimentos foram colocados pensando no valor calórico total quando somados juntos. Por isso, não tente substituir alimentos por outros. Procure saber quantas calorias cada alimento possui.

TENHA CAUTELA

Fazer a dieta HCG pode causar problemas sérios para o corpo. A baixa quantidade de calorias pode culminar em uma grande perda de nutrientes e vitaminas alterando o modo como o nosso organismo funciona. A perda nutricional pode causar irritação, ansiedade, dificuldade de se concentrar, dor de cabeça, cansaço, constipação, queda de cabelo, unhas fracas, cálculos biliares, batimento cardíaco irregular, desequilíbrio dos eletrólitos, que mantêm músculos e nervos do corpo.

Tenha sempre em mente que o HCG existe para a finalidade de proporcionar o desenvolvimento da fertilidade com uma alta taxa hormonal.

Toda dieta restritiva sem a força de vontade para uma reeducação alimentar e de fazer atividades físicas podem levar ao efeito sanfona.

As 500 calorias buscam reduzir a quantidade de açúcar usada como fonte de energia. Mais a falta de glicose traz dificuldade de raciocínio, a mente começa a ficar confusa prejudicando as tarefas do dia, tirando a concentração, levando a sonolência, queda da pressão, intestino preso, agitação, depressão, retenção de líquido, inchaço e um crescimento de seios em homens.

NÃO HÁ PROVAS CIENTÍFICAS

Como qualquer dieta restrita, com ou sem o auxílio de medicamentos, a dieta HCG tem seus riscos.

Não existem comprovações de que o uso do HCG em uma dieta restritiva ajude a diminuir a vontade de comer ou traga saciedade ou ajude na queimada gordura ou a sua redistribuição, levando a emagrecer.

É, claro, que você vai perder peso com essa dieta, mas é devido ao fato do consumo mínimo de calorias durante semanas. Muitos estudos foram feitos, mas nenhuma afirma que esse hormônio diminui o apetite ou que ele proporciona a sensação de saciedade para o corpo.

Também não há comprovação de qualquer tipo que sugerem que o HCG possa acelerar, movimentar, metabolizar ou queimar diretamente a gordura localizada do corpo. Em relação aos músculos, há controvérsias. Alguns médicos afirmam que ele não causa a perda da massa magra do corpo, mas, também, não há comprovação cientifica disso.

DIETA HCG EFEITOS COLATERAIS

O HCG é indicado pelos médicos, apenas como um método para possibilitar o aumento de fertilidade ou para auxiliar pessoas que precisam por terem deficiências hormonais.

Existem sérios efeitos colaterais ao tomar um hormônio para emagrecer, muitos especialistas são contra esse tipo de método para perder peso. O uso do HCG aumenta a possibilidade de o corpo sofrer com coágulos que possam bloquear as veias e artérias, aumenta as chances de uma pessoa ter um AVC ou infarto.

Se você quer adotar essa dieta, a dosagem deve ser administrada com cuidado e sob a orientação de um bom nutricionista que recomende doses pequenas para reduzir ao máximo a possibilidade de algo mais perigoso acontecer. Não tome HCG por conta própria e/ou sem acompanhamento.

DIETA HCG CONTRA INDICAÇÕES

As pessoas com obesidade, problemas cardiovasculares, que são hipertensas, que possuem disfunção renal, que possuem anemia e mulheres com cisto no ovário não devem tomar o HCG para emagrecer.

Porém…

Às vezes, os médicos indicam algum tipo de dieta restritiva, mas só em questões específicas. Isso pode acontecer com a dieta HCG também.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr