DIETA DO LEITE – COMO FAZER, CARDAPIOS E RECEITAS

O leite é um alimento muito nutritivo com diversos elementos que trazem benefícios para o nosso organismo, desde melhoramento estético à melhoramento em funções vitais como o bom bombeamento do coração. A dieta do leite se baseia na perda de peso rápido, através da substituição das refeições pelo leite.

Alguns especialistas recomendam que é importante consumir 3 produtos derivados do leite diariamente em um total de 70 ml de leite por dia. Eles trazem mais saciedade de forma rápida levando a comer menos.

A dieta do leite é aquela que chamamos de dieta restritiva. A alimentação passa a ter como principal fonte de alimentação o leite e seus derivados, fugindo da dieta alimentar comum ao dia-a-dia. Resumindo quando se opta por esta maneira de perder peso, você come menos e ingere mais leite.

O máximo de tempo para a realização dessa dieta é de 8 dias. Por mais vitaminas e nutrientes que o leite tenha, ele sozinho, não basta para manter a saúde do organismo por muito tempo.

O leite possui elementos que auxiliam na digestão da gordura o que evita o acúmulo pelo corpo. Nela é preciso o controle de ingerir no máximo 1200 calorias por dia. O emagrecimento acontece através da grande quantidade de cálcio presente no leite, quando falta cálcio as células tendem a reduzir a queima de estoques de gordura e aumentando a vontade de comer.

Ela não é feita só com o leite e derivados. Outros alimentos são permitidos, mas em pequenas quantidades, ela deve durar no máximo oito dias. No primeiro dia, todas as refeições são trocadas por leite. Do segundo dia em diante são acrescentados frutas, carnes e queijos.

Durante a dieta deve ser realizado ao menos 30 minutos por dia de exercícios físicos. Isso não é opcional.

O QUE TEM NO LEITE?

dieta do leite

O cálcio que constrói, mantem os ossos fortes e atua nas funções nervosas, contração muscular e fluxo sanguíneo.

As proteínas contribuem para o desenvolvimento cerebral e crescimento dos tecidos.

A vitamina A ajudam na visão e da pele.

A vitamina B12 atua no crescimento e saúde do sistema nervoso.

A vitamina D absorve o cálcio e fósforo atuando no fortalecimento dos ossos.

O potássio equilibra os fluidos corporais e pressão sanguínea e atua na atividade muscular e contrações.

O fósforo gera energia para as células do corpo fortalecendo os ossos.

A Niacina auxilia no funcionamento normal das enzimas e ajuda a processar açúcares e ácidos graxos para o desenvolvimento do sistema nervoso.

A riboflavina fornece energia para as células do corpo.

Ele ainda possui: hidratos de carbono, magnésio, selênio, proteínas, zinco, ácido linoleico.

BENEFÍCIOS DA DIETA DO LEITE

Os nutrientes do leite fazem com que a pele adquira mais brilho, maciez e hidratação.

O cálcio torna os ossos mais fortes e saudáveis, sendo fundamental para a fase de crescimento das crianças e na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose.

Fortalece os dentes e ajuda a prevenir a cárie.

As proteínas do leite auxiliam na reconstrução dos músculos, controlando a dor

Ajuda na perda de peso.

O leite alivia o estresse relaxando os músculos e acalmando os nervos.

Diminui os sintomas da TPM aumentado a disposição durantes.

Baixa a pressão arterial diminuindo o risco de doenças vasculares cerebrais.

Reduz a produção do colesterol agindo como um antiácido.

Melhora a visão.

Diminui o risco de câncer.

Atua fortemente no metabolismo celular e coagulação do sangue.

Previne doenças como osteoporose e diabetes tipo 2.

VANTAGENS DA DIETA DO LEITE

Perda de peso de forma rápida.

Além de gordura, perde-se água e massa muscular.

O leite e seus derivados são facilmente encontrados.

A dieta do leite usa alimentos comuns nas nossas refeições.

DESVANTAGENS DA DIETA DO LEITE

Pode ocorrer o efeito sanfona sem uma reeducação alimentar.

Pode afetar o humor diretamente através da serotonina.

A dieta do leite exige muita dedicação, porque priva a alimentação durante alguns dias.

RISCOS NA DIETA DO LEITE

dieta do leite

Existe o risco de o organismo desenvolver carências nutricionais, levando a fraqueza, tontura, dor de cabeça, sono e estresse. O leite que é ingerido em excesso pode aumentar os níveis do colesterol ruim, elevando os riscos de doenças cardiovasculares.

Obs.: é importante uma avaliação de um nutricionista para um equilíbrio nutricional e emagrecimento sem prejuízos à saúde. A maior parte dos médicos não recomendam a dieta do leite.

DIETA DO LEITE INTEGRAL

O leite integral possui mais ácido linoleico, um elemento que reduz a gordura do abdômen. O leite desnatado não tem de ser o tipo de leite usado nessa dieta alimentar. O leite integral pode ter mais eficiência na redução de gorduras acumuladas no abdômen devido à grande concentração de ácidos graxos insaturados e saturados (gorduras boas).

DIETA DO LEITE CARDÁPIO

Não há um cardápio específico a ser seguido o leite e outros alimentos que são recomendados nessa dieta, podem ser consumidos na hora em que que quiser, sem ficar mais de 4 horas se comer.

Os alimentos são baratos e fáceis, porém não podem ser trocados. Os alimentos permitidos são: leite, frutas, iogurte (de preferência desnatado), queijo (de preferência queijo branco), Ovo cozido, carne.

As frutas devem complementar o leite com os elementos que ele não possui. As melhores frutas são: a maçã com fibras, sensação de saciedade e redução do inchaço; a banana é rica em fibras e favorece quem sofre com gastrite e azia; a goiaba que melhora o sistema imunológico mantendo a pressão arterial; a pêra reduz a probabilidade de desenvolvimento das doenças cardiovasculares; o mamão é antioxidante agindo de forma significativa na digestão. Outras frutas recomendadas para a dieta são a pêra, o morango, o abacaxi e a laranja com bagaço.

As frutas podem ser consumidas em sua forma natural ou batidas no com o leite. Líquidos como chás e água podem ser ingeridos no período da dieta, mas sem o açúcar. E o uso do adoçante não deve ser feito de forma exagerada

Os horários das refeições devem ser os mesmos para o controle do metabolismo eliminando a gordura.

ESQUEMA DO CARDÁPIO DO LEITE INTEGRAL

1º dia: Devem ser consumidos 6 copos de leite distribuídos em 6 refeições no dia.

2º dia: Deve-se consumir 4 refeições com um copo de leite em cada uma delas, mais 2 refeições com 1 fruta cada.

3º dia: 2 refeições com 1 copo de leite cada, 2 refeições com uma fruta cada e uma porção de iogurte ou queijo com menos de 100 calorias.

4º dia: 4 refeições com 1 copo de leite cada, 1 refeição com uma fruta e uma refeição com 1 bife.

5º dia: 2 refeições com 1 copo de leite cada, 1 refeição com uma fruta, 1 refeição com um ovo e 1 refeição com um bife. Na última refeição em que pode consumir iogurtes e queijos quando sentir vontade.

6º dia: 2 refeições com 1 copos de leite cada, 1 refeição com uma fruta, 1 refeição com um ovo e 1 refeição com um bife. Na última refeição iogurtes e queijos a vontade.

7º dia: 3 refeições com 1 copo de leite cada e 3 refeições com 1 fruta cada.

8° dia: 2 refeições com 2 copos de leite cada, 1 refeição com 1 fruta, 1 refeição com um bife e 2 refeições consumindo queijo à vontade.

Obs.: o bife tem de ser de uma carne magra.

CARDÁPIO VERSÃO EXTREMAMENTE RESTRITIVA

Só pode ser tomado leite durante 8 dias com total de no máximo 600 calorias por dia.

Obs.: esse método não é recomendável!

DIETA DO LEITE DESNATADO

O leite desnatadousado pode ser o leite de caixinha ou em pó. Assim como no do leite integral ele deve ser inserido nas suas principais refeições diárias. A ideia é tomar um copo de leite quando sentir fome e evitar qualquer outro tipo de alimento. O mínimo é de no mínimo 6 copos de leite que deve ser consumido com outros alimentos indicados.

Mas o leite desnatado possui mais desvantagens do que o uso do leite integral para a dieta. E ele tem baixas quantidades de ácidos graxos ômegas que diminuem a taxa de colesterol e são antioxidantes. A gordura do leite tem vitamina D que dissolve a gordura, sendo desnatado essa vitamina desaparece.

DIETA DO LEITE COM CANELA

A dieta do leite com canela pode eliminar de 7 a 8 quilos em apenas 8 dias.Cada organismo funciona de um jeito, alguns podem emagrecer os 8kg durante o tempo que dura a dieta e outros não, mas a tendência é  a perda de 3kg ou 4kg nos 8 dias.A canela em pó contribui para a perda de peso, porque a canela é termogênica e acelera ainda mais o metabolismo, facilitando a eliminação de gordura.

A dieta do leite desnatado com canela em pó não deve substituir uma alimentação completa. A dieta do leite com canela em pó não é difícil de ser seguida que deve ser combinada com uma alimentação balanceada. Ela deve auxiliar a perda de peso e não substituir refeições e o consumo deve ser moderado.

Essa forma de dieta do leite é menos restrita.

COMO FAZER LEITE COM CANELA

Coloque 200ml de leite desnatado no copo, adicione 1 ou 2 colheres de chá de canela em pó e misture. Beba-o quente, morno ou frio.

O LEITE DE VACA

É uma boa fonte de nutrientes que são importantes para a saúde humana. O leite desnatado normalmente é o escolhido nessa dieta pelas pessoas que querem evitar o consumo de gordura.

A CANELA

Tem um sabor especial e perceptível ao paladar, podendo substituir o açúcar. Ela possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes em sua composição. A canela auxilia na queima de gordura corporalpromove maior consumo de gorduras, possui fibras, que aumentam a saciedade. Assim consome-se menos calorias e consegue perder peso com maior facilidade.

A canela também é anti-inflamatória, auxilia o sistema imunológico e é fonte de substâncias como o cálcio, o ferro e fibra dietética.

EXEMPLO DE CARDÁPIO DA DIETA DE LEITE COM CANELA

Café da manhã: 2 fatias de pão light, 1 colher de requeijão light, 1 fatia de peito de peru, 1 fatia de ricota, 200 ml de leite desnatado com 1 colher de canela em pó, 1 fruta.

Lanche da manhã: 1 fruta.

Almoço: salada verde, 1 porção de legumes,2 colheres de feijão, 3 colheres de arroz, 1 porção de carne branca, 1 fruta.

Lanche da tarde: 1 iogurte.

Jantar: salada de tomate com alface, 1 filé de peixe, 1 laranja com bagaço.

Sobremesa: 1 fruta assada.

Ceia:1 copo de leite morno com canela em pó.

CARDÁPIO

Café da Manhã: 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo minas com manteiga magra sem sal, 1 porção de frutas, 1 copo de 200 ml de leite desnatado com canela em pó.

Almoço: salada de folhas verdes temperada com vinagre ou limão, 2 colheres de arroz integral, 1 colher de feijão, um filé grelhado de frango.

Lanche da Tarde: 1 iogurte desnatado e natural com pedacinhos de fruta.

Jantar:1 sopa de legumes, 1 prato de salada verde.

Sobremesa: 1 fruta

Ceia: 1 copo deleite desnatado com canela em pó, 1 porção de frutas

OBSERVAÇÕES FINAIS

Quem tem intolerância à lactose não pode fazer a dieta.

É preciso fazer 30 minutos de caminhada não terá o resultado esperado;

O peso pode ser recuperado após o período de 8 dias se não adquirir um equilíbrio alimentar.

Beber leite de manhã no café da manhã não é obrigatório.

De manhã pode tomar um iogurte ou uma porção razoável de queijo.

O leite pode ser servido frio, morno ou quente.

Quem não gosta do leite branco, pode tomar um com sabor de chocolate, chicória, xarope de morango. Ele pode ser misturado com uma colher de sorvete ou uma fruta. O leite pode ser usado para fazer purês, gratinado, sopa, molho ou bolos, creme, pudim, arroz.

Substituir as frituras por mais frutas e folhas verdes.

Consuma carnes brancas, como frango e peixe grelhados.

Não consumir doces, refrigerante, sucos de caixinha e outros produtos industrializados.

É preciso uma reeducação alimentar e exercícios físicos.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr