DIETA PALEOLÍTICA – O QUE É, COMO FAZER E CARDÁPIOS

O principal pesquisador da dieta paleolítica é o doutor Robb Wolf, sendo que quem apresentou essa forma de alimentação foi Stanley Boyd Eaton com o artigo “Nutrição Paleolítica: A consideração de sua natureza e aplicações atuais”

A ideia é um emagrecimento natural que evita doenças, de acordo com a forma de vida da humanidade na época.

O QUE É DIETA PALEOLÍTICA

A dieta paleolítica é uma forma de alimentação que se baseia na alimentação do ser humano a 15 mil anos atrás.  Ela busca na alimentação de nossos ancestrais para descobrir qual é o melhor tipo de alimentação saudável para os dias atuais.

A palavra paleolítica se refere ao período da história em que o homem caçava e não desenvolvia um sistema de alimentação como a agricultura. Na teoria essa forma de se alimentar é a que está mais ligada ao DNA humano. Seguindo um estilo alimentar que funciona para nos auxiliar a nos manter fortes, cheios de energia e magros.

No estilo de alimentação dessa época, nômades passavam por diversos lugares se alimentando do que está a sua mão como caça, onde a abundância de animais para caçar, ou pesca nos lugares ligados a rios e mares. A tudo se junta vegetais, frutas, raízes, insetos, peixes, sementes e larvas a disposição. Nesse período não haviam grãos, açúcar, laticínios, alimentos processados. Resumindo nessa dieta deve-se comer aquilo que os seres humanos comiam durante a época da Idade Paleolítica.

A alimentação atual é rica em alimentos processados, refinados, modificados, gorduras trans e muito açúcar. Segundo alguns especialistas a dieta atual é a razão para várias doenças como obesidade, câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, mal de Parkinson, Alzheimer, depressão e infertilidade.

Dieta paleolítica

DIETA PALEOLÍTICA O QUE COMER

Na dieta paleolítica pode se comer alimentos vários tipos de alimentos, desde que ele não seja originado de alimentos refinados, processados ou grãos. Como, por exemplo: grãos, massas, pães, arroz, feijão, e comidas industrializadas.

DIETA PALEOLÍTICA ALIMENTOS PERMITIDOS

Carne de animais, peixes, frutos do mar, frutas frescas, vegetais frescos, ovos, nozes, castanhas, sementes, tubérculos, óleos (azeite, coco) e os líquidos só podem ser café ou chás ou água.

DIETA PALEOLÍTICA ALIMENTOS PROIBIDOS

Grãos, cereais, leguminosas, leite, laticínios, açúcar refinado, alimentos industrializados, óleos vegetais refinados (soja, milho, girassol, canola, margarina), doces, frituras. Obs.: os temperos devem ser os mais naturais possíveis, frescos com ingredientes orgânicos.

COMO É POSSÍVEL EMAGRECER COM ESSA DIETA?

A dieta paleolítica ajuda a eliminar do cardápio alimentos que podem causar inflamações, alergias e ajudar a controlar a glicose e a digestão, os alimentos consumidos têm mais nutrientes e trazem mais saciedade.

Alimentação deve possuir grande quantidade de proteína animal com gorduras saturadas e poucos carboidratos. A banha de porco é recomendada no uso da preparação de refeições. Vegetais e frutas devem ser frescos, crus ou cozidos e consumidos com moderação. Exclusão total de óleos vegetais refinados, nada de açúcar, refrigerante, sucos.

Com essa dieta o organismo armazena gordura para ser usada como energia, principalmente em casos de emergência. Numa alimentação rica em carboidratos, o nosso corpo queima-os rapidamente. O nosso corpo encontra mais facilidade em queimar estes carboidratos, só que a sensação de fome se torna maior levando a comer com mais frequência. Toda energia que não é gasta, o organismo armazena em forma de gordura.

Testar primeiro, é uma boa ideia, um mês é um tempo satisfatório para retirar os alimentos proibidos aos poucos e sentir as mudanças que vão acontecendo no organismo. Corte primeiro as massas, frituras, os doces e refrigerantes. Substituir ingredientes de receitas com glútens e açúcar.  É importante: Conversar com um nutricionista da necessidade ou não de utilizar suplementos durante as modificações alimentares. Dormir pelo menos 8 horas e de forma mais saudável. Esta dieta é muito uma filosofia de vida.

DIETA PALEOLÍTICA DR REY

dieta paleolítica

O famoso doutor Robert Rey mais conhecido como Doutor Hollyhood escreveu o livro “Emagreça com Dr. Rey” escrito junto com Charlie Fusco da editora Alaúde. Esse livro contém informações sobre como conseguir seguir a dieta paleolítica, emagrecendo sem a necessidade de fazer qualquer tipo de cirurgia, os melhores exercícios e quais os alimentos que engordam. E os cuidados com a saúde incluem através de atividades físicas.

O livro pode ser comprado nas principais editoras. Vale apena ver os vídeos disponibilizados também.

DIETA PALEOLÍTICA RECEITAS

Começar a dieta é extremamente simples: basta a substituição pelas opções naturais e orgânicas e não precisa controlar as calorias consumidas por causa do baixo índice glicêmico.

Os pontos principais para criar um cardápio ne dieta paleolítica: diminuir a quantidade de carboidratos, grande consumo de fibras, aumentar no consumo de gorduras, comidas com menos sódio e mais potássio, nenhum alimento com açúcar ou processado, comer sem se preocupar com as calorias.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 1

Bacalhau e broa de mandioca

Ingredientes:azeite a gosto, 50 g de chouriço, 6 cogumelos, 1 pimentão vermelho, 2 cebolas, 6 dentes de alho, 1 molho de coentro, 100 g de farinha de mandioca para farofa.

Preparo: adicione o molho de coentro com os alhos picados, depois a mandioca, um pouco de azeite. Em uma frigideira leve a cebola picada com chouriço em um fio de azeite até dourar. Quando a cebola estiver translúcida adicione os cogumelos e o pimentão fatiado. Deixar cozinhar, quando estiverem no ponto al dente.Coloque o bacalhau no forno com os legumes e coloque a broa por cima.Regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido até que o bacalhau esteja assado.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 2

Almondegas paleo

Ingrediente das almôndegas:1kg de carne de boi moída, 1 colher de pimenta do reino, 3 dentes de alho, 1 cebola picada, 1 colher de azeite, salsinha picada, 1 ovo, 1 colher de sal.

Ingredientes do molho:500 gramas de cebola, 1 colher de páprica, 4 dentes de alho, 300 ml de vinho branco, 4 folhas de louro, 400 ml de caldo de galinha, 1 colher de cominho, sal, pimenta a gosto.

Preparo:

Misturar todos os ingredientes das almôndegas em uma vasilha, coloque-a na geladeira para gelar por um dia. No dia seguinte faça as bolinhas. Fritar as almôndegas com um pouco de óleo de coco, um pouco de cada lado, cuidando para que fiquem suculentas. Descascar as cebolas mantendo inteira e coloque-a em uma panela com óleo de coco até que estejam torradas. Coloque os alhos descascados, o vinho e deixe ferver. Adicionar o caldo de galinha e deixe ferver mais um pouco. Adicione todos os temperos e deixe cozinhar. Adicione as almôndegas e deixe cozinhar em fogo brando. Coloque em um prato fundo com ervas frescas.

Dieta paleolítica cardápio

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 3

Coxa de frango paleo com batata doce

Ingrediente para o frango: 6 coxas de frango, 3 colheres de azeite, 3 dentes de alho, sal, orégano, cominho a gosto, pimenta do reino. 

Ingrediente para a Batata doce: 2 batatas doces, alecrim, 4 colheres de azeite, 4 dentes de alho, orégano, cebolinha.

Preparo:Temperar as coxas de frango e deixar marinar por duas horas. Aquecer o forno em temperatura média coloque as coxas com no forno em uma bandeja com papel manteiga para assar até que o frango esteja crocante por fora. Cortar as batatas em rodelas, temperar e levar para assar também, até que fiquem levemente crocantes por fora e macias por dentro.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 4

Panqueca doce paleo proteica de banana

Ingredientes:2 bananas, 4 colheres de aveia, 2 colheres de óleo de coco, 2 colheres de farinha de chia, 400ml de água, 1 scoop de albumina

Preparo:bater todos os ingredientes no liquidificador. Untar uma frigideira com óleo de coco e aquecer. Ir colocando uma concha rasa de massa na frigideira até dourar dos dois lados. Repetir o processo até a massa acabar.

Obs.: pode usar o recheio que preferir.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 5

Bolo paleo de limão

Ingredientes: 5 ovos, 1/3 xícara de óleo de coco, 1/3 de xícara de melado de cana, 1/3 xícara de suco de limão, raspas de 1 limão, ½ xícara de farinha de amêndoa, ¼ de xícara de polvilho, ½ colher de bicarbonato de sódio, 1 pitada de sal

Preparo: O forno deve ser pré-aquecido à 180°C. Numa tigela, bater os ovos com o óleo de coco, o melado, o suco e as raspas de limão. Acrescentar a farinha de amêndoas, o polvilho, o bicarbonato e o sal. Misturar até formar uma massa homogênea. Colocar a mistura em uma forma untada e leve para assar por 40 minutos.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 6

Torta de limão paleo

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de amêndoa ou coco, 1 xícara de farinha de tapioca, ¼ de xícara de óleo de coco, 6 ovos, 4 colheres de mel, ¾ de xícara de suco de limão, 1/3 de xícara de leite de coco caseiro, raspas de 1 limão, 1 colher de extrato de baunilha.

Preparo:O forno deve ser pré-aquecido à 180ºC. Uma forma redonda deve ser untada com o óleo de coco. Bater os ovos com o óleo de coco, o mel, a farinha de amêndoas e a de tapioca. Deve-se misturar com as mãos até formar a massa. Abrir a massa com espessura de 0,5cm, apoiada num papel manteiga para facilitar a abertura. Coloque a massa na forma e faça a borda, pressionando a massa com um garfo. Leve ao forno por 15 minutos. O recheio deve ser a mistura do suco de limão, o leite de coco caseiro, o restante dos ovos, do mel, as raspas do limão e o extrato de baunilha. Tire a massa do forno e acrescente o recheio. Leve para assar novamente, por 25 minutos.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 7

Paleo de Sopa de couve

Ingredientes:1 couve-flor, 1 maço de couve finamente fatiada, 3 abobrinhas, 2 dentes de alho, 1 cebola grande, 1/2 molho de brócolis, 1 couve-flor, 1 fio de azeite, sal.

Preparo:Lavar bem a couve-flor, couve, brócolis e abobrinhas. Descascar a abobrinha e levar todos os ingredientes para cozinhar em água com sal, exceto a couve e o azeite. Colocar a couve para cozinhar com água e sal em outra panela. Quando tudo estiver cozido com a água estiver na metade adicione o azeite e misturar até formar um purê juntando-o com a couve.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 8

Lombo de porco no forno

Ingredientes: 1 kg de lombo de porco, 200 ml de vinho branco, 4 dentes de alho, azeite de oliva, coentro a gosto, sal, tomilho, páprica a gosto.

Preparo: O forno deve ser pré-aquecido. Misturar o azeite, o alho e os temperos até formar uma marinada. Use uma travessa para temperar o lombo. Após temperado o lombo deve ser posto em uma assadeira e no forno a uma temperatura de 180ºC até a carne estar macia. Retire do forno e coloque o vinho com um pouco de azeite.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 9

Salmão paleo grelhado com alho poro refogado

Ingredientes: 1 kg de alho-poro, azeite a gosto, sal, pimenta do reino, 1 salmão médio, 1 dente de alho.

Preparo: Cortar a parte branca do alho poro em rodelas bem finas. Lavar e colocar numa frigideira com um pouco de azeite. Refogar tudo em fogo médio até o alho ficar um pouco tostado. Em outra frigideira, grelhe o salmão com azeite. Deixar o salmão no fogo até ganhar uma leve cor dourada. Depois, acrescente o alho poro e continue com o salmão na frigideira até que atingir o ponto certo.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 10

Paleo de ovos mexidos com ervas

Ingredientes:4 ovos, 5 tomates cereja, cebolinha, salsinha, pimenta.

Preparo: Colocar uma manteiga em uma frigideira. Refogar a cebolinha picada por dois minutos. Adicionar o tomate cereja, deixar tostar um pouco. Adicionar os ovos e a pimenta. Use a salsinha para servir.

DIETA PALEOLÍTICA CARDÁPIO 11

Paleo de escondidinho de carne com batata doce

Ingredientes:1 kg de batata doce cozida espremida, 1 kg de peito de frango desfiado, sal, alho, cebola, orégano, pimenta, páprica doce e cheiro verde, 2 colheres de óleo de coco, 2 colheres de farinha de coco, 1 gema de ovo.

Preparo:Misturar as batatas cozidas com a farinha e o oleo de côco. Colocar numa tigela de vidro uma camada de frango e outra de batata. Espalhar a gema por cima e levar ao forno por 20 minutos.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr